Home • Dicas para começar andar de bicicleta

Dicas para começar andar de bicicleta

Como começar andar de bicicleta

1- Comprar itens de segurança

Os itens de segurança como capacete, joelheiras, luvas e óculos são fundamentais para quem deseja andar de bicicleta. O capacete diminui a chance de traumatismo craniano, assim como uma joelheira diminuiria a chance de machucar os joelhos.

As luvas são importantes por dois motivos. O primeiro é que a pele pode ficar irritada pelo apoio contínuo na manopla; o outro é que, se você cair, tentará parar a queda com a mão, esfolando toda a palma se estiver sem luvas.

Os óculos nem precisa comentar né? Sua visão é tudo! 😉

2- Cuidado com a alimentação

Como qualquer outra atividade física, nadar de bicicleta exige alguns cuidados com a alimentação. Antes de subir na bike, o ciclista não deve consumir alimentos pesados.

Evitar alimentos gordurosos, diuréticos e ricos em cafeína, além de não esquecer a garrafa de água em casa são muito importante para qualquer ciclista.

Procure não andar de bicicleta de barriga vazia, o pão integral, por exemplo, traz inúmeros benefícios para quem anda de bike, independente da frequência e da modalidade. O alimento é rico em carboidratos e oferece fontes de fibras que regulam o intestino sem causar desconfortos durante as pedaladas.

Ingerir algum suco detox para emagrecer também pode ser muito benéfico para seu corpo. Pois geralmente, esses sucos são ricos em fibras e minerais que te dará mais energia durante a atividade física.

A maçã é um dos alimentos mais acessíveis e completos em oferta de nutrientes. A fruta é indicada para quem anda de bike porque traz saciedade ao organismo durante as pedaladas, é rica em vitaminas que fortalecem a imunidade e possui 85% de água, auxiliando na hidratação do ciclista.

Tomar iogurte também pode ser muito importante para o ciclista, pois ele melhora seu desempenho em cima da bicicleta, devido o cálcio, carboidrato e aminoácidos presente nele, ambos fortalecem os músculos e ainda estimulam o crescimento deles.

Tomar suplementos depois da pedalada também pode ser muito benéfico. O motivo é que depois da pedalada o corpo necessita de nutrientes para repor. Suplementos ricos em proteínas podem ser muito importantes para sua alimentação pós pedalada.

3- Pedale com amigos

Para quem está começando a pedalar, fazer isso sozinho pode ser um pouco desanimador. Por isso, chame seus amigos para pedalar também ou procure um grupo de ciclista. Pedalar em grupo é muito mais divertido e prazeroso.

Pedalar com um amigo pode ser muito mais gratificante. Afinal, vocês podem trocar experiências e conhecimentos durante a pedalada e ainda um pode ajudar o outro quando for necessário.

4- Ande em ciclovias

Ciclovias e ciclofaixas protegem vidas, pelo simples fato de separar os ciclistas do trânsito dos demais veículos. Sendo assim, procure sempre andar nessas faixas.

Caso na sua cidade não tenha essas faixas, você pode andar em avenidas com várias pistas, mas é sempre bom optar por ruas que sigam em paralelo a elas, principalmente quando você estiver começando a se aventurar no trânsito. Vias expressas, ou avenidas com muito fluxo e pouco espaço, só em último caso.

5- Segurança é tudo

Ter segurança é fundamental em todos os sentidos e atividades físicas, ainda mais para o ciclista que muitas vezes corre mais perigo do que em outras atividades. Ter atenção para andar nas ruas é fundamental.

Veja algumas dicas:

  • Ande sempre com os itens de segurança;
  • Cuidado nas saídas à direita;
  • Antecipe o que os motoristas farão;
  • Permita que os motoristas antecipem suas ações;
  • Corredor de ônibus não;
  • Tentar andar sempre nas ciclofaixas e ciclovias;
  • Ande em grupo;
  • Calçada é para pedestres.

Author:Adilson Guimarães

Sou Adilson Guimarães, praticante de mountain bike profissional a mais de 10 anos. Ando de bicicleta desde os 5 anos, quando ganhei minha primeira bicicleta do meu avô, José Guimarães.