Home Dicas • Benefícios de andar de bicicleta para a mente

Benefícios de andar de bicicleta para a mente

 - 

Andar de bicicleta faz bem para a mente

Um dos exercícios físicos mais prazerosos que existe, a pedalada só traz benefícios para o corpo e para a mente.

Estar em cima de uma bicicleta, passando por lugares onde você pode ter uma bela vista para apreciar, mantendo a velocidade que você deseja, sem ter tempo ou hora pra chegar, é um grande aliado para a sua saúde.

O que se sabe é que o ato de andar de bicicleta é muito bom para a saúde, pois traz diversos benefícios que ajudam a melhorar o seu estado, evitando que diversos problemas possam aparecer e te faz manter o peso, ganhando uma resistência maior, melhorando a sua disposição e oferecendo maior energia para o dia a dia.

O que ainda não foi dito, porém é uma verdade, é que a bicicleta também faz um bem para a mente, até mais do que um remedio para memoria.

Sim, a pedalada é uma atividade que está ligada diretamente ao bem que você faz para a sua mente e este texto trará os benefícios que são encontrados pela mente quando você está andando de bicicleta.

Apreciar a paisagem na velocidade certa

As pessoas estão sujeitas a todo o tipo de velocidade. Seja no carro, no metrô, no avião, o corpo se acostuma a receber variados tipos de velocidade. A mente não.

A mente necessita de movimentos lentos, de suavidade. Seu corpo poderá já chegar no local onde deseja, mas a sua mente ainda está no início da jornada, pois ela precisa do tempo necessário para percorrer todo o trajeto.

Por isso que o passeio de bicicleta é uma atividade física que traz benefícios à sua mente. Com a bicicleta, você tem a velocidade ideal para apreciar as paisagens que te cercam e a sua velocidade é baixa o suficiente para que você experimente todas as mudanças de forma consciente.

Influência do caminho no nosso modo de ser

Um dos conselhos que é dado para os ciclistas, principalmente para os iniciantes, é para não ficar pensando na chegada.

Priorizar cada lugar que você está percorrendo, estabelecendo com ele uma relação única, onde a experiência de ter passado por ele faça com que você abra a sua mente, mudando determinados pontos de vistas que tinha.

A influência do caminho fará com que você não seja o mesmo quando chegar ao local desejado.

Estabelecer uma melhor relação com o contrário

Ao andar de bicicleta, estamos sujeitos a diversas mudanças produzidas pela natureza. O ambiente que nos cerca pode reservar surpresas no caminho. Independente do tempo que estiver fazendo, se você teve alguma surpresa inesperada no meio do caminho, continue seguindo em frente.

Entenda que a vontade de chegar, de terminar o caminho escolhido tem que ser maior do que a vontade de desistir. Isso fará com que você desenvolva a flexibilidade e a determinação. Se você quer, você consegue.

Nem sempre o vento estará favorável, assim como terão dias em que a chuva poderá cair ou já está caindo. Caberá a você decidir sobre o que você quiser.

Lembrando que, ao enfrentar uma intempérie, você estará desenvolvendo uma habilidade de lidar com a contrariedade e com os planos que, infelizmente, não dão certo porque não foi possível de desse.

Maior atenção

O ato de pedalar pelas ruas requer muita atenção. É preciso estar atento a tudo o que te cerca: sinal de trânsito, os carros passando, as pessoas na calçada. Uma parada que é obrigatória é no sinal de trânsito.

Dar uma parada e olhar ao redor, para que conheça e saiba tudo o que está acontecendo e te cercando é uma grande oportunidade para, primeiro, conhecer o ambiente e segundo, ter uma marcação de tempo.

É o momento para saber o que está acontecendo naquele exato momento. Ou simplesmente, observar como está o seu corpo e a sua respiração.

Pode ser uma excelente oportunidade para você cumprimentar as pessoas e desejar a elas um bom dia, sendo generoso e compassivo com que está perto de você.

Esses são pontos de vistas que trazem bastantes benefícios para a sua mente.

É confiar que você poderá fazer o seu dia diferente, mudando numa determinada atitude, fazendo com que isso melhore também a vida de uma outra pessoa. Basta uma mudando de postura e ter a intenção para isso. Sua mente agradece!

In Dicas

Author:Adilson Guimarães

Sou Adilson Guimarães, praticante de mountain bike profissional a mais de 10 anos. Ando de bicicleta desde os 5 anos, quando ganhei minha primeira bicicleta do meu avô, José Guimarães.