Home Dicas • Andar de Bike Pode Prevenir a Hipertensão

Andar de Bike Pode Prevenir a Hipertensão

 - 

Andar de bicicleta evita hipertensão

A prática de exercícios físicos sempre é uma boa alternativa no combate a hipertensão, mas segundo a faculdade de medicina de Conect Cut nos Estados Unidos da América andar de bicicleta ajuda a prevenir a hipertensão e melhora estado de pacientes com hipertensão leve.

A pesquisa foi realizada com 12 voluntários hipertensos imediatamente depois de pedalar a pressão sanguínea dos voluntários normalizou, o efeito parece durar cerca de 13 horas.

Outro grupo de pesquisadores pretende provar que os exercícios aumentam os níveis de uma substância chamada TPA (Ativador Plasminogênio Tecidual), capaz de dissolver coágulos, o TPA além de baixar a pressão a realização de exercícios físicos também diminui os riscos de infartos provocados por entupimento da artéria.

Andar de bicicleta trabalha o corpo inteiro e ajuda a desintoxicar, melhora a circulação sanguínea nos rins, queima calorias e permite que todos os músculos sejam trabalhados.

Além disso, andar de bicicleta faz bem à saúde porquê ajuda a manter uma vida saudável e vai fazer você escolher alimentos que te façam se sentir melhor, aumenta a resistência contra doença, melhora o sistema imunológico que fica estimulado e produz mais glóbulos brancos.

Isso mostra que andar de bicicleta pode ser até mais benéfico do que tomar algum remedio para pressão alta.

Andar de bicicleta ajuda a combater o estresse

Andar de bicicleta estimula as funções cerebrais e o bom funcionamento dos neurônios, o sangue corre de maneira mais saudável pelas veias trazendo sensação de felicidade e bem-estar, aumenta o oxigênio do sangue e você respira melhor por isso andar de bicicleta faz muito bem para a saúde.

As oxigenações da célula sanguínea melhoram quando praticamos exercícios físicos, além disso a sensação de bem-estar provocada pela melhora na respiração e funcionamento do pulmão ajudam a combater o estresse, melhora a tomada de decisão, desempenho no trabalho e que faz com que estresse diminua significantemente.

Andar de bicicleta ajuda a combater o colesterol

Andar de bicicleta diminui o colesterol ruimAndar de bicicleta ajuda a combater o colesterol, porquê o oxigênio é aumentado dentro dos vasos sanguíneos, desta maneira o sistema cardiovascular funciona melhor eliminando com mais eficácia a gordura que fica acumulada nas paredes das artérias.

Com isso, o corpo se mantêm mais saudável prevenindo complicações decorrentes do colesterol como infartos, entupimento das artérias e outros problemas ocasionados pelo acumulo de gordura nas paredes das correntes sanguíneas, coração e artérias.

Toda prática de exercício físico traz benefícios a saúde

Mas andar de bicicleta aumenta a disposição e melhora a saúde em vários aspectos, mas quem tem problemas de coração deve buscar aconselhamento médico para andar de bicicleta, pois pessoas que tem problemas de coração devem começar praticar atividades menos intensas.

Veja aqui também → Benefícios de andar de bicicleta para a mente

Andar de bicicleta ajuda os pulmões a funcionar melhor

Andar de bicicleta ajuda os pulmões a funcionar melhorAs pedaladas aumentam a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos pulmões, muitos médicos indicam o exercício físico para quem sofre de doenças relacionada aos pulmões.

As pedaladas ajudam a prevenir a asma, bronquite e outras doenças, mas é preciso ter cuidado ao iniciar essa atividade física, por isso é sempre importante buscar o aconselhamento médico para saber como começar a andar de bicicleta.

Quem tem doença como asma e bronquite sentem medo de praticar o exercício já que as crises de asmas e bronquites são aterrorizantes acompanhada de falta de ar.

Exatamente por isso é recomendado que a pessoa com asma ou bronquite siga todas as recomendações médicas e não pratique exercícios sozinho, devem sempre estar acompanhados com amigos ou familiares que podem pedir socorro caso aconteça uma crise.

Precauções que devem ser tomadas antes de andar de bicicleta

Para começar a andar de bicicleta procure seu médico e faça todos os exames para saber se já pode começar a andar de bicicleta.

É importante saber também qual o melhor nível para ser adotado no exercício físico como fácil, intermediário ou avançado.

É recomendado que crianças e idosos faça exercício físico e ande de bicicleta mas devem estar acompanhados de adultos.

O Dr. Rocha fez um vídeo que mostra 6 benefícios de andar de bicicleta:

Caso não queira praticar a pedalada, busque praticar outra atividade física, pois ela traz inúmeros benefícios a saúde como aumento da imunidade, maior resistência, melhora as funções tireoidianas, maior tolerância ao estresse e diminuição do sedentarismo, a respiração também melhora e traz maior sensação de bem-estar.

In Dicas

Author:Adilson Guimarães

Sou Adilson Guimarães, praticante de mountain bike profissional a mais de 10 anos. Ando de bicicleta desde os 5 anos, quando ganhei minha primeira bicicleta do meu avô, José Guimarães.